Sobre o Blog

Sejam bem vindos ao blog criado para auxiliar a você professor.


Inclusão Digital na Terceira Idade Este Blog está voltado a Inclusão Digital para pessoas acima de 50 anos em especial os Idosos. Nesta questão de incluí-los na era tecnológica nota-se que vários idosos sentem a necessidade de se atualizarem, de estarem sempre aprendendo algo novo e inovador, talvez até revolucionando seu dia-a-dia que por estarem em um período da vida muitas vezes já monótonos sentem-se pessoas úteis e satisfeitas com a utilização de um computador. Metodologia de trabalho: 1º relacionar a inclusão com as necessidades do idoso; 2º Introduzir os conhecimentos técnicos; 3º Começar em uma prática de controle (Paint); 4º Conhecer ferramentas básicas de um computador (calculadora e lixeira); 5º Digitação básica (músicas, frases, poemas, coisas ditas no cotidiano) para conhecimentos das teclas; 6º Formatar essa digitação, tornando mais criativo o que foi elaborado; 7º Internet, como um meio muito atrativo de lazer, aprendizagem, conhecimento e informações.

A ação de incluir deve ser vista como uma ação complexa que visa a ampliação dos capitais técnico, cultural, social e intelectual. Na base desse processo está a autonomia econômica mínima para acesso aos bens e serviços tecnológicos. (Lemos, 2004).
Incluir não deve ser apenas uma simples ação de formação técnica dos aplicativos, como acontece em muitos projetos, mas um trabalho de desenvolvimento das habilidades cognitivas, transformando informação em conhecimento, transformando utilização em apropriação.
Acesso para todos sim! Mas não se deve entender por isso um acesso ao equipamento , a simples conexão técnica que, em pouco tempo, estará de toda forma muito barata (...). Devemos antes entender um acesso de todos aos processos de inteligência coletiva, quer dizer, ao ciberespaço como sistema aberto de autocartografia dinâmica do real, de expressão das singularidades, de elaboração dos problemas, de confecção do laço social pela aprendizagem recíproca, e de livre navegação nos saberes. (Lévy, 1999:196).

Você ja praticou inclusão na terceira idade?

O plano de aula colaborativo ajudou de alguma forma organizar suas aulas?